Instituto CSU

O Instituto CSU é o principal investimento de Responsabilidade Social da CSU. Fundado em 2003, iniciou suas atividades com um projeto social que combinou Educação e Tecnologia, por meio de cursos de capacitação em informática, mantidos até hoje. Desde o início, o projeto já atendeu mais de 20 mil pessoas da comunidade.

Desde a inauguração, o Instituto CSU caracterizou-se por promover a inclusão digital de jovens e adultos que estejam em busca de inserção no mercado de trabalho.

Com a expansão de suas atividades ao longo de sua existência, o Projeto acompanha o crescimento da empresa mantenedora, que valoriza cada vez mais a importância do relacionamento com a comunidade e sua participação cidadã na realidade atual.

A CSU acredita que prestar apoio e capacitação para a entrada no mercado de trabalho é a forma mais eficiente de levar desenvolvimento social e econômico à comunidade.

Missão e Valores

Missão
Investir na formação profissional de jovens e adultos para o desenvolvimento humano, através de iniciativas que potencializem suas capacidades individuais.

Visão
O Instituto CSU é direcionado para viabilizar a formação completa dos jovens e adultos atendidos, potencializando a sua atuação por meio de parcerias e da valorização humana.

• Valorização e investimento na formação humana;
  • Compromisso com o desenvolvimento do público favorecido e com a continuidade das ações propostas;
  • Transparência nas ações e informações;
  • Participação no desenvolvimento social da CSU.

• Introdução à Informática & Digitação: Duração de 2 horas/aula, totalizando 20 horas/curso.
  • MS Word: Duração de 2 horas/aula, totalizando 20 horas/curso.
  • MS Excel Básico: Duração de 2 horas/aula, totalizando 20 horas/curso.
  • MS Excel Intermediário: Duração de 2 horas/aula, totalizando 20 horas/curso.
  • MS Excel Avançado: Duração de 2 horas/aula, totalizando 20 horas/curso.
  • MS PowerPoint: Duração de 2 horas/aula, totalizando 20 horas/curso.
                Pré-requisito: Prova comprobatória de conhecimentos básicos em MS Word.
  • MS Access: Duração de 2 horas/aula, totalizando 20 horas/curso.
                Pré-requisito: Prova comprobatória de conhecimentos básicos em MS Excel.

Horário e duração: Todos os cursos são ministrados no período da tarde, e tem duração de 10 dias úteis.

Pré-requisitos para inscrição nos cursos: Ter a partir de 14 anos, sem limite de idade, e ser alfabetizado.

Instituto CSU

Rua Piauí, 136 (em frente à Estação Antônio João da CPTM - linha 8, Diamante).
Bairro Nova Aldeinha - 06440-182 - Barueri - SP

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Informações: (11) 2627-8542/8541 - institutocsu@institutocsu.org.br

A base do Programa Fazer são os cursos de informática voltados para pessoas que procuram a inserção no mercado de trabalho. Além dos programas abaixo, os interessados podem acessar ao calendário anual de cursos do Instituto CSU, podendo se programar e efetuar a matrícula.

1.2 Programa Aluno Ouvinte
Possibilita ao aluno ou ex-aluno um maior contato com a informática, esclarecendo dúvidas e revendo temas abordados nos cursos. O contato com o computador está vinculado ao número de máquinas disponíveis, pois o aluno já obteve a primeira oportunidade de manuseá-lo.

1.3 Curso de Educação Inclusiva de Libras
Atualmente, a Educação Inclusiva é um dos maiores desafios para o sistema educacional brasileiro. Oferecer o curso de Educação Inclusiva e Libras é de extrema importância para atender às necessidades educativas especiais de todos. O objetivo do curso é promover uma melhor qualidade de vida àqueles que, por algum motivo, necessitam de um atendimento mais adequado à sua realidade. O Instituto CSU, em parceria com a Prefeitura de Itapevi, disponibiliza gratuitamente aos colaboradores o Curso de Educação Inclusiva de Libras. As aulas ocorrem uma vez por semana, com duração de 20 horas/aula.

1.4 Programa Aprendiz CSU Jr
O Instituto CSU, em parceria com a CSU, além de cumprir seu papel social, é responsável pela gestão do Programa Aprendiz CSU Jr, contribuindo para a formação de um profissional mais capacitado para as atuais exigências do mercado de trabalho, acompanhando o desenvolvimento dos aprendizes e realizando palestras de sensibilização com os gestores.

1.5 Programa CSU de Inclusão de Pessoas com Deficiência
O Instituto CSU, em parceria com a CSU, é responsável pela gestão do Programa CSU de Inclusão de Pessoas com Deficiência, visando o acompanhamento constante dos profissionais, identificando seus pontos fortes, fragilidades e adaptação às diversas áreas da Companhia, bem como promover a igualdade e a cidadania, a fim de garantir a inclusão social e a participação deste público na sociedade.

2.1 Creche Crescer Sorrindo
Essa instituição situada em Belo Horizonte oferece assistência às crianças de quatro meses a seis anos e foi adotada integralmente pela companhia. A CSU realiza doação mensal para a manutenção e desenvolvimento dos trabalhos socioeducativos da creche. Com o apoio da CSU, a Creche Crescer Sorrindo melhorou suas instalações e sua capacidade de auxílio às crianças da comunidade.

2.2 Projeto Crescendo com Você
Tem como objetivo propiciar à comunidade local, alunos ou ex-alunos do Instituto CSU, novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho através da sua inclusão nos processos seletivos da CSU.

A CSU promove campanhas de solidariedade que beneficiam inúmeras famílias e crianças ao longo do ano, com a colaboração dos colaboradores.

• Arrecadação de Livros
  • Natal Solidário